Olhe bem para as suas unhas e responda: A) elas estão sem brilho; quebram e descamam com facilidade; C) apresentam manchas brancas; D) demoram para crescer; E) todas as alternativas anteriores.
Se você respondeu a letra E, fique esperta, pois é bem provável que suas unhas estejam com o aspecto envelhecido. Dentre as possíveis causas estão o estresse, o cigarro, a poluição e a alimentação pobre em nutrientes. “Os que mais fazem falta para as unhas são as vitaminas A, C, E, H (mais conhecida como biotina) e as do complexo B, pois participam da síntese de queratina, que é a principal proteína constituinte da unha”, diz a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).
Onde acho as vitaminas?
Segundo ela, essas vitaminas são facilmente encontradas em peixes de água salgada (como atum e salmão), ovo, frutas cítricas (caso da laranja e da goiaba), carnes e vegetais de folhas escuras (como o espinafre). “Quando a pessoa não consegue ingerir a quantidade mínima recomendada desses nutrientes, seja porque se alimenta mal ou vive na correria, ou ainda mora em cidades muito poluídas ou exagera na ginástica, o ideal são os nutricosméticos. Trata-se de cápsulas à base de vitaminas, minerais e antioxidantes que melhoram a nutrição do organismo como um todo e têm impacto direto na pele, no cabelo e as unhas”, conta a médica. Em média, os nutricosméticos rejuvenescem as unhas após três meses de uso contínuo.